terça-feira, 10 de maio de 2022

Eclesiastes 7 - É Melhor Estar em Luto?


Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.
Eclesiastes 7:1

Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.
Eclesiastes 7:2

O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.
Eclesiastes 7:4


Amados irmãos e irmãs em Cristo, já pararam para refletir no que Salomão escreve aqui? Nesse momento convido você a refletir comigo sobre o porque Salomão escreve essas palavras tão fortes e que podem causar dúvidas nas pessoas, afinal, dizer que é melhor o dia do luto do que o dia de festa é muito forte. Mas refletindo um pouco sobre essa passagem vamos enxergar o que de fato o escritor quis nos passar.

Porque o dia da morte é melhor que o do nascimento?
Porque é melhor ir em uma casa onde há luto do que ir onde há banquete?
Porque o coração do sábio está no luto?

Talvez a primeira vista você pode até considerar que o que Salomão escreve é totalmente absurdo e que não faz nenhum sentido tais palavras estarem na Bíblia Sagrada. Como assim, o dia da morte é melhor que o nascimento? Como pode o luto ser melhor que um banquete?
Mas você já parou para analisar como é o comportamento das pessoas nessas diferentes situações, quando estão em festa e quando estão em luto?

Salomão está dizendo que quando você está em festa não para a refletir sobre sua vida, não toma atitudes de maneiras racionais, se esquece de ver a vida com mais racionalidade, pois você está tomado pela energia da adrenalina e só quer aproveitar o momento. Você esquece tudo na vida, inclusive que ela é passageira.

Diferentemente do dia de luto; Quando você perde um parente, um amigo, ou alguém próxima a você está enlutado e você acaba sendo afetado também pela situação. Esse é o momento em que você mais reflete sobre sua vida e seu estado.

Já parou para pensar que quando você está em luto você reflete sobre como a pessoa partiu, se foi doença, se foi acidente, etc. Você começa a pensar que é vulnerável e começa a planejar atitudes mais cuidadosas para se preservar. Se alguém próximo perde a vida em acidente, você passa a ser mais precavido no transito ou se foi por doença você começa a pensar nos cuidados com sua saúde. Independente da situação, você é afetado e lembra que um dia será a sua vez, e como está sua vida para se encontrar com o Criador?

É nesse dia que você se lembra que sua vida é passageira.
Nesse dia você avalia como está sua situação com Deus.
Você tem essas reflexões quando está em festa?
O luto dói, faz sofrer, mas ele nos muda e nos transforma.

Nossa vida é passageira, somos vulneráveis, uma alma, um espirito dentro de um corpo extremante frágil e que um dia voltará ao pó.

Que Deus vos abençoe em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós!