segunda-feira, 9 de maio de 2022

Salmo 23 Estudo

O Salmo 23 é talvez o mais amado por inúmeras pessoas. Escrito por Davi, provavelmente fica aberto na estante de muitas famílias em todo o mundo.
Mas ao mesmo tempo que é tão conhecido e amado, ele é também pouquíssimo abordado pelos cristãos. Pouco ouvimos desse salmo. Não que ele seja mais ou menos importante na Bíblia Sagrada; mas observando o que está escrito aqui, veremos que por trás dessa mensagem tão simples e de fácil entendimento, existe poder, socorro, promessas e também a certeza de que podemos confiar em Deus.
É exatamente isso que Davi busca passar quando ele escreve esse salmo: Confiança, segurança e plena certeza de que Deus está conosco.

O nosso cenário como cristãos sempre foi de lutas e provações, mas nos últimos dias parece que o mundo todo vem sofrendo constantemente. Literalmente, a humanidade não está tendo plena paz. Apenas nesse século já enfrentamos a gripe suiná, gripe aviária, covid19, o marcante atendado as torres gêmeas em 2001 após o sequestro daqueles aviões, inúmeros atentados terroristas, evidência critica da depressão, etc. E quando pensamos que a situação vai melhorar, somos surpreendidos com algo novo, como a guerra entre Rússia e Ucrânia. Tudo isso afeta terrivelmente e economia mundial.

Mas parando para ler a Palavra do Senhor, encontramos esse Salmo escrito a cerca de 3 mil anos, mas totalmente atual em nossas vidas.



O Senhor é Nosso Pastor
Quando Davi escreveu essas palavras, ele fala com autoridade e autonomia, pois viveu como pastor de ovelhas, conheceu como cuidar delas. No momento que Deus enviou Samuel para ungir Davi como futuro Rei de Israel, a Bíblia diz que Davi estava cuidando das ovelhas de seu pai(1 Samuel 16). Então, Davi tinha conhecimento e autoridade para falar que o Senhor é nosso Pastor, e que nós somos suas ovelhas, pois sabe cada detalhe, cada necessidade de uma criação. Diante disso ele declara "O Senhor é meu Pastor, nada me faltará".

Mas se queremos declarar que o Senhor é nosso Pastor, precisamos aceitar que Ele é Soberano em nossas vidas; devemos nos colocar em posição de ovelhas, no centro da sua vontade para viver a vontade de Deus em nossas vidas.
Como Pastor, Deus conhece os detalhes de cada um de nós, sabe de nossos defeitos, limitações e imperfeições. Ele sabe de nossos medos, angustias e tudo que enfrentamos na vida.
Observando as ovelhas, podemos notar que elas tem características muito especificas e literalmente parecidas conosco. A ovelha é um animal muito sensível, medroso, que não é apta a seguir um caminho sozinha, tendo até dificuldade para distinguir um alimento ideal para ela. A ovelha tem tanto medo que só consegue tomar água quando o local está tranquilo e sem correntes. Da mesma forma, inúmeros são nossos medos, muitas são nossas dificuldades e problemas.

Por isso o salmista também diz "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Salmos 23:2"

Em outras palavras: Deus te conhece, Ele sabe todas as suas características e detalhes, pois você é escolhido e separado por Ele como uma ovelha protegida pelo seu Pastor.

Em algumas traduções a Escritura diz "verdes prados". Prado é um local extenso, aberto, cheio de fartura para os animais. A comida é farta, o vento é fresco, há paz; e é isso que o Senhor tem para mim e para você.


Fonte da Imagem:https:  //portalwp.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/20191024102056/As-ovelhas-do-rebanho.jpg

Quando o salmista Davi escreve esse salmo, ele demonstra extrema humildade. Davi sabia que em Deus realizava muitos feitos e que tinha muita autoridade em suas mãos. Mas mesmo assim nos dá uma aula de humildade e dependência de Deus, pois essa é a melhor escolha que o ser humano pode fazer. Davi sabia que em toda a vida temos altos e baixos. Haverão dias que estaremos bem, mas também que estaremos em dificuldade, e no dia da angustia é o Senhor que tem refrigério e descanso para nossa alma.

O Vale da Sombra da Morte
O vale da sombra da morte pode ter significados muito diferentes para cada um de nós, mas o seu sentido é o mesmo. Um momento de extrema angustia e sofrimento, tribulação profunda em que parece que não haver esperança para nós. Ele pode ser uma doença, desemprego, problemas conjugais, familiares, sentimentais, financeiros, entre outros que cada um de nós estamos vulneráveis. Mas ainda que passemos por um vale desse, temos a certeza que não devemos temer, pois o Senhor está conosco.
O vale não vem para te destruir, mas para mostrar que o Senhor estará contigo nesses momentos.

Amados irmãos, quando o salmista declara "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos(...) Salmos 23:5", precisamos entender também quem é esse inimigo? Pois se pararmos para refletir, temos problemas e aflições, mas o inimigo maior é Satanás que veio par roubar, matar e destruir. Então, quando lemos esse versículo, a Palavra está nos dizendo que seja qual for a nossa angustia, seja o que for que nos aflige e nos causa sofrimento, isso não é nada comparado ao banquete de vitória que o Senhor tem preparado para nós. Então creia, pois Deus, o Nosso Pastor, está no controle de tudo e já tem uma mesa preparada com sua vitória.

Que Deus abençoe a sua vida, em nome de Jesus!

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23:1-6






Um comentário:

  1. Muito lindo e é verdadeiramente o que vivemos em nosso dia a dia mas, realmente o Senhor Jesus está no controle de tudo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós!